Projetos

Pelos bastidores da UNESCO: estratégias para uma governança contemporânea do patrimônio mundial (1990-2020)

Período: 2020 - Atual

Coordenação: Fernando Cesar Sossai
Financiador(es): Universidade da Região de Joinville - Auxílio financeiro

Descrição: O projeto tem como objetivo geral compreender como a UNESCO historicamente atuou na formulação de estratégias para uma governança contemporânea do patrimônio mundial (período 1990 a 2020). Em termos específicos, o projeto se propõe analisar o papel desempenhado pelos diferentes agentes enlaçados pela UNESCO no processo de governança contemporânea do patrimônio mundial (nomeadamente: ICCROM, ICOMOS, UICN, UNIDROIT e Comitê do Patrimônio Mundial), bem como realizar um mapeamento das redes de influência política e intelectual que, entre 1990 e 2020, tensionaram a Organização no processo de reconhecimento de bens culturais, naturais ou mistos como patrimônios mundiais. Em termos metodológicos, o projeto encontra-se estruturado em duas frentes de pesquisa, quais sejam: i) Uma pesquisa documental contínua e aprofundada; ii) A produção de fontes primárias tomando como referência os aportes teórico-metodológicos da História Oral. Entre os resultados do projeto, destaca-se a constituição de uma coleção de fontes audiovisuais por meio da realização de entrevistas gravadas com experts, funcionários-técnicos, diretores-gerais ou outros gestores vinculados às instituições colaboradoras da UNESCO em matéria de patrimônio mundial.


Estudos sobre Patrimônio, natureza, desenvolvimento e tecnologia

Período: 2018 - Atual

Coordenação: Fernando Cesar Sossai
Financiador(es): Fundo de Apoio à Pesquisa/UNIVILLE - Auxílio financeiro

Descrição: O projeto articula um conjunto diversificado de pesquisas de graduação, mestrado e doutorado a respeito dos seguintes temas: estudos teórico-conceituais sobre patrimônio, natureza, desenvolvimento e tecnologia; paisagem cultural e natureza; patrimônio natural e desenvolvimento; governança em rede do patrimônio; organismos internacionais e políticas de patrimônio; patrimônio e cultura digital; produtos e serviços digitais em patrimônio; patrimônio e educação.


Patrimônio cultural: entre redes e enredos

Período: 2017 - 2020

Coordenação: Ilanil Coelho
Financiador(es): Fundo de Apoio à Pesquisa/UNIVILLE - Auxílio financeiro

Descrição: O projeto tem por objetivo problematizar a historicidade e as novas configurações dos patrimônios (e de suas funções) a partir dos deslocamentos humanos e dos fluxos que marcam a vida social contemporânea. Tal objetivo desdobra-se em dois domínios principais de pesquisa: (a) enredos do patrimônio cultural na perspectiva das redes migratórias transnacionais e (b) redes e enredos do patrimônio cultural e de práticas contemporâneas do turismo.


Aproximações contemporâneas entre patrimônio industrial e turismo: proposta de um roteiro cultural voltado à experimentação do patrimônio cultural de Joinville/SC

Período: 2021 - Atual

Coordenação: Daniela Pistorello e Fernando Cesar Sossai
Financiador(es): FAPESC

Descrição: O presente projeto tem por objetivo elaborar um roteiro cultural para consumo turístico, tomando por base bens integrantes do conjunto do patrimônio industrial de Joinville. Congregando empresas, universidades e associações científicas especializadas no estudo da relação entre turismo e patrimônio cultural, o projeto tem a finalidade de contribuir à construção e/ou realinhamento de políticas de desenvolvimento econômico e sustentável no estado, sobretudo no âmbito da economia do patrimônio cultural, uma das mais lucrativas no mercado global das indústrias criativas e turísticas (BENHAMOU, 2016). Além disso, o projeto visa permitir que turistas e moradores das regiões norte e nordeste de Santa Catarina possam se apropriar e consumir o referido roteiro, procurando conhecer, fruir e experienciá-los à sua maneira, bem como disseminá-lo junto a sua rede de contatos. Assim, o projeto oportunizará o consumo do patrimônio tanto por turistas quanto por moradores da região de Joinville e região.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): linguagens, narrativas e diversidade na formação de professores da Univille

Período: 2018 - 2020

Coordenação: Fernando Cesar Sossai
Financiador(es): Univille/CAPES

Descrição: Projeto institucional de PIBID que visa oportunizar aos estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade a aproximação com o cotidiano das escolas públicas de educação básica de Joinville/SC, garantindo-lhes, desde o início de sua formação, experiências teóricas, metodológicas, tecnológicas e pedagógicas inovadoras e interdisciplinares relacionadas à educação.

Programa Institucional Centro Memorial da Univille

Período: 2017 - Atual

Coordenação: Ilanil Coelho

Financiador(es): FAEX - Fundo de Apoio à Extensão/Univille

Descrição: É um programa voltado à guarda, preservação e difusão de acervos, em diferentes suportes documentais, relacionados com a história e a memória da instituição e da cidade.

 


 

Programa Institucional de História Oral: Laboratório de História Oral da Univille (1982)

Período: 2011 - Atual

Coordenação: Ilanil Coelho e Fernando Cesar Sossai

Financiador(es): FAEX - Fundo de Apoio à Extensão/Univille

Descrição: O projeto tem como objetivos difundir a metodologia da História Oral em Joinville e região; apoiar projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão que utilizam a metodologia da História Oral; e organizar, manter, ampliar e disseminar fontes orais que compõem o acervo do Laboratório de História Oral da Univille.