Projetos

Entre políticas e práticas: aproximações entre educação, ciência, tecnologia e inovação na região norte-nordeste de Santa Catarina (1980-2021)

Período: 2021 - Atual

Coordenação: Fernando Cesar Sossai

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro

Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral construir uma escrita histórica a respeito de políticas e práticas voltadas à aproximação entre educação, ciência, tecnologia e inovação na região norte-nordeste de Santa Catarina (1980-2021). Em termos mais específicos, o projeto pretende compreender o papel desempenhado por agências estaduais e nacionais de CTI que, entre 1980 e 2021, empreenderam esforços no sentido de promover políticas dessa natureza no Brasil e em Santa Catarina (FAPESC, CAPES, CNPq, Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). Ampliando a escala de investigação, o projeto também visa identificar e discutir as conexões históricas entre os programas de educação e CTI agenciados pela OCDE e UNESCO e a criação de políticas de aproximação entre educação, ciência, tecnologia e inovação para Santa Catarina. Para tanto, o projeto conta com uma equipe integrada por experientes pesquisadores associados ao grupo Cidade, cultura e diferença, um grupo de investigação vinculado aos cursos de graduação em História, Artes Visuais e Direito, assim como ao Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (Mestrado e Doutorado) da Universidade da Região de Joinville. No que diz respeito aos seus aspectos metodológicos, o projeto encontra-se estruturado em três frentes de pesquisa, a saber: a) Uma pesquisa bibliográfica sobre os temas de interesse do projeto; b) Uma pesquisa documental intencional e sistemática em acervos de natureza diversa; c) A produção de entrevistas com base nos pressupostos teóricos-metodológicos da História Oral com gestores públicos, cientistas/pesquisadores, experts, coordenadores, docentes e estudantes associados a grupos de pesquisa e laboratórios de CTI. Como produtos editoriais, no transcurso da pesquisa, pretende-se lançar um livro, elaborar artigos acadêmicos e submetê-los à publicação em periódicos nacionais e internacionais, além de apresentarmos comunicações orais em congressos científicos realizados no Brasil e em outros países. Nesse âmbito, espera-se que o projeto contribua tanto para a reflexão histórica quanto à construção ou realinhamento de políticas de desenvolvimento em educação e CTI no estado de Santa Catarina.


Uma análise do potencial de inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO de bens integrantes do conjunto do patrimônio cultural e natural de Santa Catarina

Período: 2021 - Atual

Coordenação: Fernando Cesar Sossai

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro

Descrição: O projeto tem como objetivo geral investigar o potencial de inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO de bens que integram o conjunto do patrimônio cultural e/ou natural de Santa Catarina. Em termos mais específicos, o projeto propõe identificar quais bens, no conjunto dos 105 patrimonializados pelo IPHAN em Santa Catarina, apresentam maior potencial para inscrição na referida Lista. Nesse âmbito, o projeto pretende elaborar um detalhado Diagnóstico do Potencial de Patrimonialização Mundial de, no mínimo, cinco patrimônios culturais e/ou naturais integrantes daquele conjunto, tomando como referência as determinações da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural (UNESCO, 1972) e as Orientações Técnicas da UNESCO para Aplicação da Convenção do Patrimônio Mundial de 1972 (UNESCO, 2017). Para tanto, o projeto conta com uma equipe integrada por pesquisadores de Santa Catarina, do Brasil, da França, de Portugal e do Uruguai, assim como com a parceria da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), do Centre National de la Recherche Scientifique - École des Hautes Études en Sciences Sociales (CNRSEHESS/Paris), do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), da Universidad de la República (UDELAR/Montevidéu), da Universidade do Minho (UMINHO/Braga), da Universidade de Campinas (UNICAMP) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). No que diz respeito aos seus aspectos metodológicos, o projeto encontra-se estruturado em quatro principais frentes de pesquisa, a saber: a) Uma pesquisa bibliográfica sobre os temas de interesse do projeto; b) Uma pesquisa documental intencional e sistemática; c) A produção de entrevistas com base nos pressupostos teóricos-metodológicos da História Oral com experts em patrimônio, funcionários-técnicos e gestores públicos historicamente vinculados ao IPHAN, à Fundação Catarinense de Cultura e à representação do Brasil na UNESCO (1972-2023); d) A elaboração do Diagnóstico do Potencial de Patrimonialização Mundial a partir de proposições metodológicas preconizadas pelos documentos de referência da UNESCO. Ademais, espera-se que o projeto contribua para a construção ou realinhamento de políticas de patrimônio no Brasil e em Santa Catarina, sobretudo no que tange ao patrimônio mundial (cultural, natural e misto).


Entre lugares e memórias: um estudo histórico sobre patrimônio industrial e políticas de desenvolvimento no norte de Santa Catarina (século XX-XXI)

Período: 2021 - Atual

Coordenação: Ilanil Coelho

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro

Descrição: O projeto tem por finalidade contribuir para o avanço do conhecimento científico, tecnológico e de inovação em Santa Catarina, a partir de uma pesquisa sistemática sobre o patrimônio industrial catarinense, em especial da região norte do estado, visando à proteção e salvaguarda dos elementos materiais e imateriais que o constituem. Desse modo, seu propósito é promover, junto ao poder público e às populações locais, uma ampliação do conhecimento acerca dos bens e dos valores históricos, científicos, artísticos e culturais do conjunto do patrimônio industrial catarinense. O intuito é, pois, contribuir tanto para políticas públicas de desenvolvimento local que envolvam cultura, gestão urbana e turismo, quanto para o fortalecimento de vínculos de pertencimento das populações em relação aos seus territórios, pelos quais se pode viabilizar experiências participativas e de cogestão dessas mesmas políticas.


Pelos bastidores da UNESCO: estratégias para uma governança contemporânea do patrimônio mundial (1990-2020)

Período: 2020 - Atual

Coordenação: Fernando Cesar Sossai

Financiador(es): Universidade da Região de Joinville - Auxílio financeiro

Descrição: O projeto tem como objetivo geral compreender como a UNESCO historicamente atuou na formulação de estratégias para uma governança contemporânea do patrimônio mundial (período 1990 a 2020). Em termos específicos, o projeto se propõe analisar o papel desempenhado pelos diferentes agentes enlaçados pela UNESCO no processo de governança contemporânea do patrimônio mundial (nomeadamente: ICCROM, ICOMOS, UICN, UNIDROIT e Comitê do Patrimônio Mundial), bem como realizar um mapeamento das redes de influência política e intelectual que, entre 1990 e 2020, tensionaram a Organização no processo de reconhecimento de bens culturais, naturais ou mistos como patrimônios mundiais. Em termos metodológicos, o projeto encontra-se estruturado em duas frentes de pesquisa, quais sejam: i) Uma pesquisa documental contínua e aprofundada; ii) A produção de fontes primárias tomando como referência os aportes teórico-metodológicos da História Oral. Entre os resultados do projeto, destaca-se a constituição de uma coleção de fontes audiovisuais por meio da realização de entrevistas gravadas com experts, funcionários-técnicos, diretores-gerais ou outros gestores vinculados às instituições colaboradoras da UNESCO em matéria de patrimônio mundial.


Patrimônio cultural: entre redes e enredos

Período: 2017 - Atual

Coordenação: Ilanil Coelho

Financiador(es): Fundo de Apoio à Pesquisa/UNIVILLE - Auxílio financeiro

Descrição: O projeto tem por objetivo problematizar a historicidade e as novas configurações dos patrimônios (e de suas funções) a partir dos deslocamentos humanos e dos fluxos que marcam a vida social contemporânea. Tal objetivo desdobra-se em dois domínios principais de pesquisa: (a) enredos do patrimônio cultural na perspectiva das redes migratórias transnacionais e (b) redes e enredos do patrimônio cultural e de práticas contemporâneas do turismo.


Aproximações contemporâneas entre patrimônio industrial e turismo: proposta de um roteiro cultural voltado à experimentação do patrimônio cultural de Joinville/SC

Período: 2021 - Atual

Coordenação: Daniela Pistorello e Fernando Cesar Sossai

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro

Descrição: O presente projeto tem por objetivo elaborar um roteiro cultural para consumo turístico, tomando por base bens integrantes do conjunto do patrimônio industrial de Joinville. Congregando empresas, universidades e associações científicas especializadas no estudo da relação entre turismo e patrimônio cultural, o projeto tem a finalidade de contribuir à construção e/ou realinhamento de políticas de desenvolvimento econômico e sustentável no estado, sobretudo no âmbito da economia do patrimônio cultural, uma das mais lucrativas no mercado global das indústrias criativas e turísticas (BENHAMOU, 2016). Além disso, o projeto visa permitir que turistas e moradores das regiões norte e nordeste de Santa Catarina possam se apropriar e consumir o referido roteiro, procurando conhecer, fruir e experienciá-los à sua maneira, bem como disseminá-lo junto a sua rede de contatos. Assim, o projeto oportunizará o consumo do patrimônio tanto por turistas quanto por moradores da região de Joinville e região.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): ensinar e aprender com pesquisa e extensão na Educação Básica

Período: 2020 - Atual

Coordenação: Fernando Cesar Sossai
Financiador(es): Univille/CAPES

Descrição: O PIBID/Univille tem como objetivo oportunizar aos estudantes dos cursos de Licenciatura da Univille a aproximação com o cotidiano das escolas públicas de Joinville, garantindo-lhes, desde o início de sua formação, experiências teóricas, metodológicas, tecnológicas e pedagógicas inovadoras e interdisciplinares em educação. Nesse âmbito, o Projeto propõe o desenvolvimento de um conjunto de múltiplas estratégias pedagógicas que cruzam ensino com pesquisa e extensão não apenas na Universidade, mas também em escolas públicas de Educação Básica situadas na região nordeste de Santa Catarina. O PIBID/Univille constitui-se de quatro subprojetos (Educação Física, História, Letras e Interdisciplinar-Artes Visuais, Ciências Biológicas e Pedagogia) que conectam entre si 48 bolsistas de iniciação à docência, seis professores-supervisores, quatro coordenadores de área, um coordenador institucional e seis escolas públicas de Educação Básica. Todos os subprojetos estão articulados uns aos outros em torno de premissas comuns, convergindo para o entendimento que a iniciação à docência deve ser promovida por intermédio de estratégias diversificadas e que garantam um ensino com pesquisa e extensão, fortalecendo parcerias colaborativas entre os cursos de Licenciatura da Univille e as instituições educacionais associadas ao PIBID. Nesse sentido, este Projeto parte do entendimento que efetivar um ensino com pesquisa e extensão exige compreender a escola como um espaço de ativa construção de conhecimentos (teóricos, práticos, experienciais e profissionais) e que nelas certas formulações do conhecimento humano são recontextualizadas e encarnadas à luz de uma cultura escolar que é viva, dinâmica, própria e pulsante. Assim, o PIBID/Univille propõe a realização de atividades de iniciação à docência não apenas ?na escola?, mas ?COM as escolas e os seus atores?. Dessa perspectiva, o conjunto de atividades deste Projeto Institucional funciona como uma espécie de plataforma teórico-metodológica a partir da qual são impulsionadas ações pedagógicas voltadas à promoção de experiências reflexivas, coletivas, colaborativas e interdisciplinares de iniciação à docência na e com a Educação Básica.


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): linguagens, narrativas e diversidade na formação de professores da Univille

Período: 2018 - 2020

Coordenação: Fernando Cesar Sossai

Financiador(es): Univille/CAPES

Descrição: Projeto institucional de PIBID que visa oportunizar aos estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade a aproximação com o cotidiano das escolas públicas de educação básica de Joinville/SC, garantindo-lhes, desde o início de sua formação, experiências teóricas, metodológicas, tecnológicas e pedagógicas inovadoras e interdisciplinares relacionadas à educação.

Programa Institucional Centro Memorial da Univille: Centro Memorial da Univille (2000)

CODEARQ: BR SCCMU

Período: 2017 - Atual

Coordenação: Ilanil Coelho

Vinculação administrativa: Curso de História; Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (Mestrado e Doutorado); Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Comunitários da Univille

Financiador(es): FAEX - Fundo de Apoio à Extensão/Univille

Descrição: É um programa voltado à guarda, preservação e difusão de acervos, em diferentes suportes documentais, relacionados com a história e a memória da instituição e da cidade. Assim, a Missão do Centro Memorial da Universidade da Região de Joinville (Univille) consiste em estimular, junto às comunidades interna e externa, o sentimento de pertencimento à memória da Universidade. Em termos mais específicos, seus objetivos institucionais são: a) salvaguardar acervos documentais, em diferentes suportes, relacionados com a memória da Univille e da Educação Superior em Joinville e região; b) promover o acesso e a difusão dos acervos documentais sob sua guarda; c) produzir conhecimento teórico e prático sobre memória institucional; d) apoiar e promover projetos de ensino, pesquisa e extensão que visem o estudo da História da Univille e da Educação Superior em Joinville e região. Além disso, destaca-se o acervo do CMU/Univille, composto por numerosas coleções de documentos atinentes à História da Univille, assim como à História da Educação Superior no norte e nordeste de Santa Catarina (1960-2022). Tais documentos, estão organizados em coleções. Em sua maioria, tais coleções encontram-se dispostas em arquivos próprios à guarda de documentos de interesse histórico e patrimonial (arquivos deslizantes, mapotecas, arquivos gaveteiros, entre outros), bem como são conformadas por: fotografias, notícias da imprensa periódica, clipagens diversificadas, impressos de comunicação institucional, álbuns de formatura, convites de formatura, vídeos, prêmios e honrarias, objetos artísticos, documentos escritos relacionados à trajetória de cursos de graduação ou pós-graduação da Univille, documentos oficiais atinentes à gestão da Univille e/ou da Educação Superior no norte e nordeste de Santa Catarina, documentos a respeito da História da Educação de Joinville, entre muitos outros. A responsabilidade pela gestão do acervo do LHO/Univille é dos membros de sua equipe técnica.


Programa Institucional de História Oral: Laboratório de História Oral da Univille (1982)

CODEARQ: BR SCLHO/Univille

Período: 2011 - Atual

Coordenação: Ilanil Coelho e Fernando Cesar Sossai

Vinculação administrativa: Universidade da Região de Joinville - Univille

Financiador(es): FAEX - Fundo de Apoio à Extensão/Univille

Descrição: O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da metodologia da História Oral na Universidade da Região de Joinville (Univille), assim como nas regiões norte e nordeste de Santa Catarina, a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelas comunidades interna e externa à Universidade. O Laboratório de História Oral da Univille encontra-se vinculado ao Programa Institucional de História Oral desta mesma Universidade. Tal Laboratório se caracteriza como meio de interação entre diferentes agentes que utilizam a História Oral em Joinville e região, assim como figura como vetor de aglutinação e integração de projetos de ensino, pesquisa e extensão em História Oral. Constituído em março de 1982, o Laboratório de História Oral da Univille possui linhas de pesquisa articuladas ao Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille (Patrimônio, memória e linguagens; Patrimônio cultural, ambiente e desenvolvimento sustentável), bem como as linhas que integram o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História da referida Universidade (Patrimônio cultural; História regional; História e educação). Os objetivos institucionais do Laboratório de História Oral da Univille são: difundir a metodologia da História Oral em Joinville e região; apoiar projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão que utilizam a metodologia da História Oral; organizar, manter, ampliar e disseminar fontes orais que compõem o acervo do Laboratório de História Oral da Univille. Quanto ao acervo do LHO/Univille, ele é composto pela doação de entrevistas orais resultantes de projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão desenvolvidos por professores, alunos e pesquisadores vinculados à Univille ou a outras instituições. O acervo também recebe e custodia entrevistas orais produzidas por pessoas externas à Universidade, tais como professores da Educação Básica, profissionais de espaços de memória, entre outras. As entrevistas orais que integram o acervo do LHO/Univille encontram-se organizadas sob a forma de coleções, totalizando 653 entrevistas em 42 coleções, disponibilizadas em 525 fitas cassete, 43 microcassetes, 30 CDs e 30 DVDs. A consulta ao acervo do LHO/Univille pode ser realizada gratuitamente por qualquer pessoa. A responsabilidade pela gestão do acervo do LHO/Univille é dos membros de sua equipe técnica. Além deles, há também uma Comissão de Acervo formada pelo coordenador do Laboratório (seu presidente nato), pelo coordenador do curso de História da Univille, pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille (PPGPCS), por dois professores indicados pelo colegiado do curso de História e por dois professores indicados pelo colegiado do PPGPCS. A Comissão de Acervo do LHO/Univille se reúne, no mínimo, duas vezes ao ano e, extraordinariamente, quando solicitada pelo seu presidente. Tal comissão delibera sobre: descarte e eliminação de documentos do acervo; incorporação de novas entrevistas orais e documentos conexos ao acervo; propor reformulações nos objetivos e nas estratégias de ação do LHO/Univille.