Integrantes

Ilanil Coelho

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1993), Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, em Portugal (2018). É professora do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (Univille). Atualmente é coordenadora do curso de História da Univille, eleita para o biênio 2019/2020. É líder do grupo ?Cidade, cultura e diferença? (registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq), buscando possibilidades de interlocução da história cultural com estudos dos campos do patrimônio cultural, da educação e da antropologia e da sociologia urbanas.

Fernando Cesar Sossai

Graduado em História. Mestre e doutor em Educação. Atua há dez anos como pesquisador e docente da Univille. Professor do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille. Vice-líder do grupo de pesquisa "Cidade, Cultura e Diferença" da Univille. Coordena e integra projetos de ensino, pesquisa e extensão em torno dos seguintes temas: patrimônio mundial; cidade e patrimônio; patrimônio natural e ambiente; história oral; História da Educação; Educação e tecnologias digitais; Design e cidade.

Arselle de Andrade da Fontoura

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Atualmente é historiadora do Arquivo Histórico de Joinville - AHJ, unidade da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville e professora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

Daniela Pistorello

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado na Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), realizou doutorado-sanduíche na Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha) obtendo o título de doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2016-2018. Pesquisadora na área de Patrimônio Cultural com ênfase em patrimônio industrial, cultura visual, paisagem cultura e identidade. Professora colaboradora da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Membro do Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil). Bolsista PNPD/CAPES do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Denis Fernando Radun

Coordenador do Curso de Direito da UniSociesc de Joinville/SC (2019), professor com atuação nas áreas do Direito Processual Penal, Direito Penal, Meios Adequados de Solução de Conflito, Direito da Família, Direito das Sucessões, Direito da Criança e do Adolescente, Ética Profissional, Estágios Orientados de Prática Jurídica, e Justiça Restaurativa (2013). No ensino do Direito, tem se interessado pela discussão de inovações pedagógicas, em especial novas metodologias de ensino e aprendizagem, tais como: flipped classroom, problem-based learning, aprendizagem por projetos interdisciplinares, estudos de caso, aulas de campo, visitas técnicas, e uso de tecnologias digitais. Tem experiência na coordenação de projetos de extensão na área do associativismo civil e cooperativismo e, recentemente, na área da Justiça Restaurativa em Delegacias de Polícia Civil e Escolas da rede pública. Para tanto, lidera parcerias com o Poder Executivo, Poder Judiciário, Defensoria Pública e entidades da sociedade civil. Na área da pesquisa acadêmica, tem orientado trabalhos de conclusão de curso em Direito. Além disso, integra equipes interinstitucionais (UNISOCIESC, UNICAMP e UNIVILLE) que desenvolvem projetos de pesquisa interdisciplinares no âmbito dos seguintes temas: Direito e Patrimônio Cultural; Organismos Internacionais (UNESCO) e Direitos Culturais; Direito, teoria e políticas de memória, patrimônio e reparação. Foi coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da UniSociesc (2016 - 2019) onde são desenvolvidas atividades de assistência jurídica de pessoas em situação de vulnerabilidade social, nas áreas do Direito da Família, Direito Civil, Direito do Consumidor e da Execução Penal. Atualmente, também é integrante da Segunda Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santa Catarina. Também, tem atuado com consultorias nas áreas do Direito Cultural, Direito Ambiental e Direitos Humanos. É mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela UNIVILLE e doutorando pelo mesmo programa de pós-graduação com pesquisa sobre Patrimônio Mundial, Justiça Social e Cidadania. Sócio fundador do escritório Mendonça & Radun Advogados, sediado em Joinville-SC.

Diego Finder Machado

Professor adjunto da Universidade da Região de Joinville, atuando nos cursos de Direito (unidade São Francisco do Sul) e História, e como colaborador no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, na linha "Patrimônio, Memória e Linguagens". Doutor em História, na área de concentração História do Tempo Presente, pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (2018), no qual integrou a linha de pesquisa "Políticas de Memórias e Narrativas Históricas". Possui graduação em História - Licenciatura, pela Universidade da Região de Joinville (2005), e mestrado em História, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Tempo Presente, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, memória, patrimônio cultural, vandalismos, museus, identidades e identificações culturais e políticas públicas de cultura. Entre 2009 e 2012, atuou na Fundação Cultural de Joinville em cargos de gestão relacionados às políticas públicas de patrimônio cultural. Desde 2006, é pesquisador do grupo de pesquisa ?Cidade, Cultura e Diferença?, da UNIVILLE. Na UDESC, atuou como estudante no Laboratório de Patrimônio Cultural (LabPac).

Felipe Borborema Cunha Lima

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba (1995), graduação em Turismo pelo Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (2006), Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2009; 2016), com estágio sanduíche estágio em Portugal na Universidade do Algarve (UAlg). Professor Colaborador e pesquisador PNPD/CAPES no Mestrado Acadêmico em Patrimônio Cultural e Sociedade (MPCS) da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) com estudos vinculados a Rede Unitwin, Cátedra Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento da UNESCO. Atua principalmente com projetos turísticos não tradicionais (agroturismo, comunitário, de experiência e criativo) com ênfase nas redes, organizações e arranjos produtivos que promovem o desenvolvimento local e humano com base nos patrimônios, tradições e saberes-fazer. Além de experiência nas áreas relacionadas ao Turismo Cultural, Cineturismo e Discurso Midiático. É membro do Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura e Diferença da UNIVILLE e do Grupo de Pesquisa Planejamento e Gestão: Interface Turismo, Espaço e Sociedade [TES] da UNIVALI.

Iara Andrade Costa

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo(1977), especialização em Latu Sensu Em História do Brasil pelo Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí(1986), especialização em Em História da América pela Universidade da Região de Joinville Fundação Universitária da Região de Joi(1989) e mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná(1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade da Região de Joinville. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas:Trabalho, greves, controle, leis.

Nestor Castilho Gomes

Doutorando em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Professor de Direito Constitucional e Processo Constitucional da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Desenvolve pesquisas em Teoria do Direito, Filosofia do Direito, Direito Constitucional e Hermenêutica Jurídica. Advogado com experiência em Direito Público.

Raquel Alvarenga Sena Venera

Raquel Alvarenga Sena Venera concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, em 2009. É bacharel e licenciada em História pelo universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, em 2000 e possui mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2003. É professora do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, da Universidade da Região de Joinville, Univille, onde também é líder do Grupo de Pesquisa Subjetividades e (auto) biografias. Suas pesquisas em andamento possuem foco nos desafios do trabalho de 'escritas de vidas', e no entendimento de que o registro (auto) biográfico se configura uma produção heurística. Os debates acerca dos rizomas construídos com as (auto) biografias nas redes sociais; a democratização das narrativas; os discursos implicados na 'arquitetura de si?; 'tecnologia do eu' ou do 'si mesmo?; os processos de subjetivação contemporânea são presentes e perpassam as investigações sobre práticas discursivas no campo político da Memória. Tem se dedicado na construção de acervos em rede de (auto) biografias marcadas especialmente pela condição crônica de doenças; pelos discursos contemporâneos e produção de subjetividades relacionadas aos discursos relacionados a precariedade da vida, ao desamparo e vulnerabilidade social e, ao mesmo tempo, com as implicações epistemológicas desse tipo de narrativa, mas, também, com os valores e fatores políticos da democratização das ?Histórias de Vida? como patrimônios culturais. Atualmente ministra as disciplinas Memória e Identidade, Estudos avançados em Memória, Linguagem e Identidade, Seminários de Produção Científica (I,III e IV), Seminários de Tese III e Desafios da Educação Patrimonial no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade. Leciona igualmente as disciplinas de Metodologia do Ensino de História e Introdução aos Estudos da História no Curso de Graduação em História.

Sirlei de Souza

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) e licenciada em História pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Atualmente é professora Adjunta da Univlle. Exerceu a função de Pró Reitora de Ensino da Univille entre 2013 - 2019. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Estado e democracia, movimentos sociais, direitos humanos, imigração e mídia e poder. Participa dos grupos de pesquisa Cidade Cultura e Diferença e Clínica de Direitos Humanos (registrados no diretório de grupos de pesquisa do CNPq).

Adenise Costa Reis

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville(2004). Atualmente é Professora do Colegio dos Santos Anjos e Professora do Associação Catarinense de Ensino. Tem experiência na área de Educação.

Adriano Selhorst Barbosa

Advogado desde 2014, inscrito na OAB/SC sob o n.º 39.740, Servidor Público e Presidente de Comissão de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar na Controladoria-Geral do Município. Bacharel em Direito pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Especialista em "Direito Público" com "Metodologia do Ensino Superior" pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em convênio com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC). Especialista em "Direito Internacional" pela Universidade Candido Mendes em convênio com o Centro de Direito Internacional (CEDIN). Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade (UNIVILLE). Graduando em Filosofia (UFSC).

Ana Gabriela Cardoso

Acadêmica do 4º ano do curso de História na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com verba viabilizada pelo Art.170 da Constituição do Estado de Santa Catarina, participando do projeto Patrimônio cultural: entre redes e enredos (PRES). Atualmente é bolsista no Laboratório de História Oral da Univille (LHO) atuando também no Centro Memorial da Univille (CMU) e bolsista de Iniciação à docência pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Participa também do Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura e Diferença (GPCCD).

Beatriz Rengel

Graduada em História (licenciatura) pela Universidade da Região de Joinville - Univille em 2016. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela mesma. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC (2018/2019). Bolsista/estagiária de 2014 à 2018 do Laboratório de História Oral e do Centro Memorial da Universidade da Região de Joinville - Univille. Bolsista do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de 2014 à 2016, na Escola Municipal Professor João Bernadino da Silveira Jr. Dentro da Universidade atuou na organização de vários eventos internos e regionais, bem como fez participação como comunicadora, apresentadora de banner e ministrou minicursos e oficinas. Experiência em organização, preservação e tratamento básico de documentos, organização de eventos e para lecionar.

Breno Rampeloti

Possui ensino médio, segundo grau, pela Exathum Curso e Colégio (2014). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana.

Bruna Carolina de Souza

Acadêmica do 4º ano de Licenciatura em História pela Universidade da Região de Joinville - Univille. Atualmente é bolsista estagiária de Extensão no Laboratório de História Oral - LHO e Centro Memorial da Univille - CMU. Também atuou no Programa de Iniciação a Docência - Pibid na Escola Municipal Doutor José Antonio Navarro Lins. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e também com transcrição de entrevistas realizadas através da metodologia de História Oral.

Eduardo Philippi Soares

Graduado em História e com experiência na área de História.

Fernanda Moreira Sprotte

Tem experiência na área de Direito Previdenciário. Estagiou na Autarquia Federal do Seguro Social (INSS), na Gerência Executiva de Mafra (SC). Graduando do curso de Direito.

Francys Alves Paulino

PROFESSORA de Ensino Fundamental I - Prefeitura de Joinville / SC. PROFESSORA TUTOR EXTERNO graduação em Pedagogia - Uniasselvi / Aupex. PROFESSORA de Ballet Clássico na Cia. Liliana Vieira Dance (vencedora no Festival de Joinville). PROFESSORA do IPGEX -Curso de Pós graduação de Dança e Educação. PÓS GRADUAÇÃO em Neuropsicopedagogia (Uniasselvi/ 2018) PÓS GRADUAÇÃO em Arte e Educação (Uniasselvi/2018) PÓS-GRADUAÇÃO em Educação Educação Infantil, séries iniciais e gestão escolar (2014). PÓS GRADUAÇÃO em Dança e Consciência Corporal (Uni FMU /SP / 2006) GRADUAÇÃO em Pedagogia (Uniasselvi/2014). GRADUAÇÃO em Dança(Faculdade Paulista de Arte/SP/1999) BAILARINA PROFISSIONAL (DRT 14151) (1985) pela Escola Municipal de Ballet de São Paulo(Theatro Municipal de São Paulo) ARTISTA - ORIENTADORA do Projeto Dança Vocacional da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. Membro da UNESCO do Conselho Internacional de Dança CID.

Gabriel Lima de Castro

Graduado em História pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Desde 2019 atua como estudante-bolsista do Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura e Diferença. Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica do projeto intitulado "Pelos bastidores da Unesco: a construção de consenso em torno de bens considerados patrimônios mundiais", financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da Univille. Atuou também como bolsista no Programa Institucional de Residência Pedagógica, ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e como voluntário no Laboratório de História Oral da Univille e no Centro Memorial da Univille. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), também ligado à CAPES. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, patrimônio mundial e UNESCO.

Giovanna Zanin Mizael

Acadêmica do curso de Licenciatura em História e pesquisadora de iniciação científica (PIBIC). Sob orientação de Fernando Cesar Sossai, participa do projeto intitulado Patrimônio natural em uma capital federal? A preservação ambiental de Brasília no processo de candidatura a patrimônio mundial da UNESCO durante os anos 1980.

Hellen Caroline Serafim

Graduanda de História na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

Letícia Machado

Acadêmica do 2° ano de História na universidade da Região de Joinville- Univille, atualmente é bolsista no Laboratório de História Oral (LHO) e do Centro Memorial da Univille (CMU), participando do projeto de patrimônio audiovisual.

Luiz Fernando Klug

Atualmente é mestrando do programa de pós graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille. Possui graduação em História pela Universidade da Região de Joinville (2018). Tem experiência na área de História, atuando na educação básica. Atua como professor admitido em caráter temporário na rede estadual de ensino de Santa Catarina (2017-2020).

Maria Elena Medeiros Marcos

Mestranda no Programa de Patrimônio Cultural e Sociedade pela UNIVILLE. Graduada em Direito pela UNESC, pós-graduada em Gestão Empresarial e de Recursos Humanos pela FUCAP, com MBA em Gestão de Projetos pelo SENAI/SC. Professora desde 2014 atuando no SENAI/SC em disciplinas da área da gestão e comunicação nos cursos de pós graduação lato sensu, cursos técnicos e de qualificação profissional. Analista de Ensino na UNIVILLE no Núcleo de Educação à Distância desde 2018 com foco em Educação à Distância, metodologias de aprendizagem ativa e formação de professores. Professora convidada na UNIVILLE na disciplina de Projeto Integrador I nos Cursos Superiores em Tecnologia EAD. Professora certificada como Google Certified Educator nível 1 no uso de metodologias de aprendizagem ativas e tecnologias digitais educacionais. Personal & Professional Coach e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Pratittioner Programação Neurolinguística pela Meta Insight. Praticamente de Comunicação não-violenta e escuta empática.

Matheus de Lucas Theis Poerner

Graduando do curso de Direito da Universidade da Região de Joinvile (UNIVILLE). Atualmente trabalha no Jurídico Corporativo da Empresa Tigre S.A. Trabalhou no Ministério Público de Santa Catarina na 2° Promotoria de Justiça da Comarca de Guaramirim/SC. Trabalhou no Ministério Público de Santa Catarina na 1º Promotoria de Justiça da Comarca de Guaramirim/SC e trabalhou no Gabinete do juiz de direito da 1º vara Cível da Comarca de Guaramirim/SC - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Possui interesse em pesquisas na área de Direito Internacional.

Moroni de Almeida Vidal

Acadêmico do curso de licenciatura em História da Universidade da Região de Joinville - Univille, bolsista do Fundo de Apoio à Pesquisa da Univille - FAP. Enquanto pesquisador, vincula-se ao grupo de pesquisa "Cidade, Cultura e Diferença" da Univille, investigando as temáticas envolvendo patrimônio mundial, especialmente no que se refere a patrimônio natural e misto. Em sua trajetória, também desenvolveu pesquisa no campo de gênero a partir da metodologia da História oral. Além disso, participou durante dois anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, construindo experiências de ensino associadas às temáticas "linguagens, narrativas e diversidade".

Roberto Montes Filho

Graduado em Licenciatura em História e Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Durante os quatro anos de graduação em História, atuou como estagiário do Laboratório de História Oral - LHO/Univille (2018/2019) e do Centro Memorial - CMU/Univille (2018/2019) da Universidade da Região de Joinville, e como residente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2017/2018) e no Programa de Residência Pedagógica (2018/2020). Desde 2018, é pesquisador do Grupo de Pesquisa "Cidade, Cultura e Diferença" da Univille. Na Univille, atuando no LHO e CMU/Univille, participou na organização de eventos internos a universidade e regionais, colaborou em projetos de ensino, pesquisa e extensão, produziu exposições, ministrou cursos/oficinas de curta duração, adquiriu competências em processos de organização, catalogação, preservação e tratamento técnico de documentos, entre outras experiências.

Sandro Cavalieri Savoia

Licenciado e Bacharel em História pela UFPR. Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Unibem/Ibpex. Especialista em Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege pela UFSC. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille-Sc, tendo sua investigação ligada à linha de pesquisa Patrimônio e Memória Social e ao grupo de pesquisa Cidade, Cultura e Diferença. Membro participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural. Professor da educação básica na Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Foi técnico-pedagógico de História, entre os anos de 2005 e 2006, no Departamento de Ensino Fundamental - SEED/PR, e coordenador, entre os anos de 2007 e 2010, da Coordenação dos Desafios Educacionais Contemporâneos - SEED/PR. Nesse período desenvolveu trabalhos na área de formação continuada, produção de material de apoio didático-pedagógico, e, ações e relações interinstitucionais.

Tayana de Almeida Reckziegel

Atualmente é estagiária - Procuradoria Geral do Município de Joinville. Cursando Direito na Universidade da Região de Joinville (Univille).

Thainá Lima Takemoto

Graduada em História pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Foi bolsista no Laboratório de História Oral da Univille (LHO) atuando juntamente no Centro Memorial da Univille (CMU). Foi bolsista de Iniciação à docência pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e bolsista do Programa Residência Pedagógica. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história, arquivística e história oral.

Valéria Fernanda Serpa Steinke

Possui graduação em História pela Universidade da Região de Joinville - Univille (2018) e Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade pela mesma instituição (2020). É especialista em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2020). Atualmente é voluntária no Projeto de Pesquisa intitulado Pelos Bastidores da UNESCO: estratégias para uma governança contemporânea do patrimônio mundial (1990-2020) da Univille e integra o grupo de investigação CIdade, Cultura e Diferença, também da mesma instituição.

Vinícius José Mira

Acadêmico do curso de licenciatura em História da Universidade da Região de Joinville - Univille. Bolsista do Laboratório de História Oral da Univille - LHO e do Centro Memorial da Univille - CMU. Voluntário no Programa de Iniciação Científica - PIC. Na condição de pesquisador, lida com as diferentes temáticas e dinâmicas envolvendo o campo do patrimônio e da História Oral.