Sobre nós

Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura e Diferença

O Grupo integra pesquisadores que estudam as interfaces entre processos culturais e as maneiras pelas quais as pessoas praticam e representam a cidade e o patrimônio cultural.

Na pesquisa, desenvolve investigações com parcerias nacionais e internacionais, resultando em publicações e eventos científicos. Na extensão, promove oficinas, seminários e palestras a profissionais das áreas da cultura e do patrimônio, professores e estudantes da educação básica, grupos de idosos e de movimentos sociais. Participa de instâncias locais e nacionais de caráter consultivo, propositivo e deliberativo de políticas públicas de cultura. Coordena o Laboratório de História Oral e o Centro Memorial da Univille, promovendo oficinas, minicursos e exposições, além de prestar orientações e consultorias.

No ensino, o Grupo está vinculado ao PPG em Patrimônio Cultural e Sociedade e ao curso de História da Univille. O Grupo integra a Cátedra UNESCO “Cultura, Turismo e Desenvolvimento” em convênio com a USP.

Linha do tempo

  • 2000-2010

  • 2007

    Fundação do Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura e Diferença

    Em 2007 o GPCCD é criado e inicia suas atividades de pesquisa.

  • 2011

    Certificação

    Em 2011 obtém a certificação junto ao Diretório dos Grupos de Pesquia no Brasil da plataforma Lattes.

  • 2010-2020

  • 2012-2015

    Projetos

    Entre 2012 e 2015 atua em diversos projetos na região de Joinville, como o "A cidade em perspectiva", "Projeto Aulas Conectadas" e "Projeto Jardim Sofia"; relacionados às temáticas pertinentes ao grupo, como patrimônio, tecnologias digitais e memória.

  • 2020

    Nova fase

    O GPCCD inicia uma nova fase em sua vida, com plataforma online própria de disseminação de conhecimento.

Linhas de pesquisa

Objetivo

Investigar os usos da memória e do patrimônio cultural, vinculados a: identidade, identificações e diferença cultural; direitos humanos e políticas de memória; políticas e práticas de patrimonialização; narrativas de memória como patrimônio cultural; e usos econômicos e turísticos do patrimônio cultural

Áreas de conhecimento

- Ciências Humanas
- Ciências Sociais Aplicadas - Direito

Palavras-chave

- Patrimônio cultural e cidade
- Memória social
- Identidade cultural e processos de identificação
- Direitos humanos e patrimônio cultural

Objetivo

Análise de questões que englobam o patrimônio cultural e o uso de tecnologias em educação. Nesse âmbito, abrange estudos sobre: teorias e metodologias da educação para o patrimônio; os usos do patrimônio cultural no digital; o lugar do patrimônio cultural nas políticas oficiais de educação; práticas educacionais realizadas em espaços de memória a partir do uso das tecnologias digitais; produtos e serviços digitais em patrimônio cultural e educação.

Áreas do conhecimento

- Ciências Humanas - História
- Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
- Ciências Humanas - Educação

Palavras-chave

- Patrimônio cultural e educação
- Patrimônio cultural, história e tecnologia
- Acervos e cultura digital